sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Panda-lá

Hoje não tive aula e resolvi fazer um programa de turista. Fui visitar o parque de Seac Pai Van, que fica entre as ilhas Taipa e Colloane. O parque é conhecido por causa dos pandas gigantes,  mas tinham me falado que o passeio só valia a pena por causa do parque, porque os pandas estavam sempre dormindo. Resolvi arriscar e me encantei com o que eu vi. 



Pra começar, o parque realmente é lindo! Tudo muito bem cuidado, organizado, limpo, sinalizado e com guardinhas simpáticos aos visitantes (coisa rara aqui).






Eles tem esses ursos nos jardins que eu acho que são peitos de papel. O que tinha escrito estava em mandarim. Então eu fico no achismo. 




Esse balcão com carimbos tem pelo parque todo. Na lojinha do parque, eles vendem um passaporte do parque por R$5,00 e você vai carimbando por onde passa. Eu, como só fui saber desse passaporte na saída, carimbei meu moleskine e alguns postais que peguei na entrada. Achei uma ótima ideia e todos os carimbos são lindos. 



A entrada do parque é gratuita, mas para ver os pandas o ingresso custo 10 MOP (mais ou menos R$2,50). 



Esse é a entrada para os pandas, chamado de Pavilhão dos Pandas Gigantes. Não sei se vocês conseguem ver, mas é tudo tão perfeito que as paredes são pedras. 




Existem duas "casas" como essa. Só uma está habitada por enquanto.



Na hora que eu cheguei a equipe de veterinários estava trocando os bambus e verificando algumas coisas no local. Tudo durou menos de 3 minutos.


E aí eles vieram comer! Estão nessa jaula um macho e uma fêmea, e um guardinha gente boa ficava dando explicando algumas coisas em cantonês e um chinês ia traduzindo pra mim. 


Agora vem a série de fotos deles! Fiquei quase 1 hora lá dentro e tirei várias. Quando eu comprar meu equipamento quero voltar lá e tirar algumas melhores. Mas pra matar a curiosidade, essas dão de sobra!







O panda é o animal nacional da China, segundo a wikipedia. 












Quando eles começam a brincar assim não tem um que não faça "Aaaaaaaahhhhhh" e que não ria quando eles descem rolando o morro. 


Claro que eu fiquei alucinada com eles e cheguei a pensar em trocar meu futuro buldogue francês por um filhote de panda!



Isso é um coco de panda gigante. Imagina o fedor! (Acho que vou querer um cachorro mesmo)




Além dos pandas, o parque tem um mini zoológico, um Museu Natural e Agrário, parque infantil, lanchonete, lojinha e uma trilha chamada de Percurso Interpretativo de Seac Pai Van.





É claro que eu fui em tudo, inclusive na trilha. No início achei tranquilo, bem sinalizado, ainda dava pra ver o parque. 




Mais ai começaram as escadas, e mais escadas, e mais escadas. Quem me conhece sabe que eu tenho uma preguiça enorme de andar, mas era a primeira vez que eu entrava em uma montanha na China, não podia desistir.




Depois de quase meia hora de subida, sem água, sem sinal de nenhum humano no caminho, eu comecei a ficar com um pouquinho de medo. Comecei a pensar quais os bichos poderiam habitar uma floresta chinesa e quando mais eu andava mais ouvia barulhos no mato que beirava a trilha. Primeiro medo na China, mas superei com dignidade (desci correndo dignamente, digamos) e fiquei mais tranquila quando vi um templo e um pedaço do parque por entre as folhas. Aí foi só continuar a descer, descer, descer.



Para aqueles que planejam vir a Macau algum dia e tiver tempo, vale a pena ir nesse parque. Eu, como estou tentando descobrir cada beco da cidade e cada atividade turistica, tive uma tarde maravilhosa na companhia da bicharada!



Site do parque: http://www.macaupanda.org.mo

3 comentários:

  1. aimeudeus PANDAS! nhón nhón nhón nhón

    ResponderExcluir
  2. E só a Naty mesmo pra comentar e tirar fotos de cocôs gigantes de pandas hehehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Olá Naty!
    Achei muito lindo o seu blog! Fiquei com muita vontade de conhecer Macau! Sou estudante de Letras e estou fazendo um programa de Licenciatura em Coimbra...Esse aqui é meu Blog, http://bacalhaubigodudo.wordpress.com/. Coloquei um banner pro seu, porque achei que tem tudo haver! Boa sorte nas suas aventuras!
    Laís Reis

    ResponderExcluir