segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Cemitério budista

Tem alguns lugares que só fotógrafo e louco vão por prazer, e um deles é o cemitério. Cemitério não é um lugar que você vai para fazer turismo, para passar o dia, a não ser o cemitério da Recoleta em Buenos Aires. 
Energeticamente falando, não é o meu lugar favorito, mas eu não resisti ao passar na frente de uma montanha cheia de tumbas que mais pareciam mini templos. Assim, tirei uma tarde de céu azul e fui ao United Chinese Cemetery, mais conhecido como cemitério budista da Taipa. É um dos maiores cemitérios de Macau e, pelo que eu sei, o único que os religiosos do budismo, confucionismo e taoísmo usam. 

Não consegui muitas informações sobre o local porque os coveiros não falavam inglês e não havia ninguém além deles. Na internet também não há muita informação, então (in)felizmente a narrativa do post vai ficar por conta das fotos. Espero que vocês gostem e não achem tão macabro quanto parece ser.


Entrada




Lá embaixo, perto daquele teto verde, ficam as lápides mais simples. No prédio vermelho, ficam as gavetas, e na montanha ficam as tumbas chiques.





 A estrutura delas parecem todas iguais, mas quando se chega perto nota-se a diferença. 

Como eu disse, o cemitério é dividido em praticamente três partes: as gavetas, as tumbas simples e as tumbas chiques. A hierarquia vai além da localização geográfica.....

AS SIMPLES

































AS CHIQUES

 
Já no pé da montanha, pequenos "fortes" começam a surgir. A maioria tem a mesma estrutura: uma parte em formato de ferradura, uma lápide no meio e mais um muro em cima.





 Algumas são diferentes, mas a paleta de cores continua a mesma: cinza, dourado, vermelho, azul e verde.





Essa era a mais chamativa de todas. A única em que havia uma escada para se chegar à lápide, com dragões dourados por todo canto.  


Uma cruz em um cemitério budista. Vá entender..

Essa foi a que eu mais gostei. Em baixo de uma árvore gigante, com as raízes em volta da lápide..

AS GAVETAS





 







Enquanto eu caminhava e seguia pisando nas tumbas pedindo licença, três coisas me chamaram a atenção: os detalhes que fazem as diferenças entre as lápides, os dragões de pedra e as coisas jogadas nos cantos. De cada uma delas, fiz um ensaio à parte.


DETALHES

Enquanto a maioria se protege com um dragão, alguém resolveu se proteger com um peixe. 

Incensário majestoso.

Incensário de rua.  


Por dentro de um deles.




Influência portuguesa? 














DRAGÕES 























BEHIND


 



















3 comentários:

  1. Eu também adoro cemitérios. Acho muito bonito e melancólico. As fotos estão lindas Naty!

    ResponderExcluir
  2. Eei Nathy, tudo bem? Meu nome é Renato Gabrich e eu passei pro intercambio da PUC também, pra Macau. hoje tivemos a primeira reuniao e me indicaram seu blog! SIMPLESMENTE AMEEEEEI, amei as fotos e todos os seus comentários, se já estava animado antes, agora estou MUITO MAIS!
    Amei a idéia do blog e amei as fotos também, todo dia vo da uma passada por aqui pra saber se tem post novo..

    aproveeeita bastaante! semestre que vem to chegando!
    beijos

    ResponderExcluir