terça-feira, 1 de novembro de 2011

Delicatessen Chinesa

Macau é cheia de mercados de rua que ficam instalados em galpões com várias barraquinhas dentro, no estilo Mercado Municipal do Brasil. Geralmente eles têm 3 andares: o primeiro para carne, o segundo legumes e frutas, e o terceiro cheio de restaurantes chineses.

Já tinha ido em alguns, mas como eu não pareço chinesa eles me olham com cara ruim e me cobram uma fortuna por um cacho de banana e uma melancia (uma vez paguei algo em torno de 25 reais - eu ainda não sabia barganhar). Mas hoje eu fui a um outro mercado com minha nova amiga chinesa, a Pooulie. A gente faz taichi juntas e como prova da paciência de chinês que ela tem ela traduz a aula de taichi, o acupunturista, o vendedor e responde as minhas milhões de perguntas com uma serenidade invejável. Com ela o tratamento foi completamente diferente e eu aproveitei que ela é amiga da maioria dos comerciantes e sentei o dedo na câmera.


 

A primeira coisa que me veio a cabeça ao entrar em um mercado de rua em Macau foi: estou no filme Delicatessen. Sangue pra todo lado, cheiro de carne, peixe vivo pulando nas bacias, caranguejos se debatendo, um horror! Da primeira vez eu não tinha conseguido ficar 5 minutos, mas hoje eu resisti bravamente. 






Eu nunca tinha visto esse peixe na minha vida. Pelo que eu entendi, ele se chama Peixe Macau e é delicioso. #not



 



Do lado esquerdo temos um delicioso intestino de porco e do lado direito pé de galinhas como aperitivo.


No post do supermercado tinha uma foto de um chips de pé de galinha. O Leo, meu priminho, ficou morrendo de vontade de comer e essas fotos são especialmente para ele!


Eu devia ter comprado um saco de pé de galinhas e ter usado como fantasia no halloween.


Intestino de boi!


Esses são os mais fáceis de comer por engano, porque eles parecem salgadinho de festa ou então doce de açúcar. Nas ruas da cidade tem várias carrocinhas que vendem esses negócios fritos em espetinhos e é por causa deles que a cidade tem o cheiro que tem. Eu nunca soube o que era cada coisa e hoje a Pooulie me explicou.

Todos da foto acima são de peixe. 


O da esquerda é carne de porco e da direita carne de boi.


O que parece uma bolinha de queijo é alguma coisa bizarra do peixe e o da direita é com siri e lula, se não me engano.


Essa semi coxinha é de peixe e essa salsicha é de boi. Aquele negócio no fundo que parece batata doce é um misturado de carnes diferentes (eu tive uma leve esperança de que aquilo fosse batata doce de verdade).


Depois de ter passado por toda a carnificina falei com a Pooulie que eu não sou muito chegada em carne e ela me levou para experimentar esse bolinho de arroz.


Existem vários tipos de bolo como esse: de feijão, de arroz com legumes, arroz com carne, etc. Esse que eu comi era arroz com legume e era salgado, só que era péssimo! A textura é de massa de bolo, o cheiro é de arroz e o gosto é uma mistura de arroz, sal, água, óleo e alguma coisa que eu não soube identificar. Fiquei enjoada com uma mordida, mas pelo menos eu experimentei. E custa super barato (MOP 2.50 = mais ou menos R$ 0,60). A Pooulie disse que em outros lugares é mais caro, mas porque o arroz é melhor que eles usam outros ingredientes que não deixam o gosto tão forte.


Essa é a Pooulie! Todo mundo do supermercado perguntava se ela era minha mãe. rs


Bom, essa foi minha aventura no mercado municipal daqui. Eu vou continuar comprando frutas no supermercado normal e usar esses mercados só pra fotografar.

2 comentários:

  1. ta mandando bem... recomendo uma visita ao Mercado "Vermelho" na seccao dos galinacios

    ResponderExcluir
  2. Não tinha visto esse post! E assim, eu fico feliz que vc não tenha comprado pés de galinha pra usar no halloween.

    ResponderExcluir